Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Com vocês: Das Kapital

Décimo segundo cd da banda de rock nacional Capital Inicial, o álbum "Das Kapítal" é o primeiro álbum inédito da banda em 3 anos, primeiro com a produção de David Corcos, e também, o primeiro álbum após a queda do palco do vocalista Dinho Ouro-Preto, fato ocorrido no dia 31 de outubro de 2009, em Patos de Minas, Minas Gerais. Seu título é inspirado no famoso livro O Capital, de autoria do intelectual e revolucionário alemão Karl Marx. O  "Janeiro a Janeiro" preparou uma resenha do cd, para vocês leitores.


Faixas 

"Ressurreição" (Dinho Ouro Preto, Alvin L, Yves Passarell) 
 Coincidentemente, a faixa foi escrita antes do acidente ocorrido com o Dinho Ouro Preto e, talvez, o acidente tenha sido o motivo de ser escolhida para "abrir" o álbum. Apesar disso, o efeito aplicado na voz de Dinho no início e ao longo de quase toda faixa quase compromete a mesma, pois soa como lugar comum, principalmente ao levarmos em conta os trabalhos mais recentes de bandas que estão aparecendo ultimamente, onde esse efeito aparece em dez em cada dez lançamentos. No mais, não tira a glória de ser uma excelente escolha para primeira música do disco.

"Depois da Meia Noite" (Dinho Ouro Preto, Pit Passarell) 
 "Dias de verão, noites de inverno / A cidade às vezes é o inferno" - Assim começa o primeiro single do álbum, que ganhou um clipe que mostra o Capital Inicial tocando dentro do rádio de um carro em que o bandido mascarado sequestra a mocinha, uma suposta mostra do que acontece "depois da meia noite" na cidade grande. É uma linda canção, um romântico que foge do clichê.

"Como Se Sente" (Dinho Ouro Preto, Alvin L)
 A música fala sobre a mente humana, sobre medos, erros, consequências, sentimentos. Já no começo da faixa, o contrabaixo é bem marcante. Não é a melhor do álbum, mas não fica muito atrás das demais.

 "Eu Quero Ser Como Você" (Dinho Ouro Preto, Alvin L) 
 Primeira música lenta do cd, é aquela que não tem explicação, você simplismente tem que parar, ouvir e deixar a melodia e a letra entrarem na mente e, lentamente, tomarem conta dos sentidos. "Feche os meus olhos e me faça sonhar / Diga pra eu parar de me preocupar / Me mostre como sempre acreditar / Eu quero acelerar / O tempo corre e eu preciso te alcançar"

"A Menina Que Não Tem Nada" (Dinho Ouro Preto, Alvin L) 
 Essa música lembra bastante a sonoridade dos primeiros discos da banda, logo após o fim do Aborto Elétrico e o surgimento do Capital Inicial. Tem um "quê" de Veraneio Vascaína, outro sucesso também do Aborto Elétrico, regravado pelo Capital.

"Não Sei Porque" (Dinho Ouro Preto, Alvin L) 
 Uma baladinha. Com uma sonoridade semelhante à dos sucessos da banda no fim dos anos 90, mostra boa parte da competência do verdadeiro Capital Inicial. É, na minha opinião, uma das mais bacanas do cd.

"Melhor" (Dinho Ouro Preto, Alvin L) 
 Nessa faixa, Capital se mostra totalmente anos 80, início de banda, um som totalmente diferente do que os caras fazem atualmente, o que torna a faixa no mínimo interessante. Acredito que essa e as últimas duas faixas são um "revival" do Capital Inicial das antigas.

"Vamos Comemorar" (Dinho Ouro Preto, Pit Passarell) 
 É um poprock bem de leve. Diferente do que sugere o título, a música fala do fim de um relacionamento. Mais uma vez, Capital Inicial prova que é possível falar de amor sem cair em meio à clichês. É uma canção na linha Stadium-Rock, com todas as nuances que sugerem a canção sendo interpretada a plenos pulmões em uma apresentação ao vivo.

"Eu Sei Quem Eu Sou" (Dinho Ouro Preto, Alvin L) 
 Segue a linha das que dão prazer de sentar e parar pra ouvir. Apesar de soar completamente diferente, me lembra bastante Natasha, outro sucesso de peso do Capital Inicial. 

"Marte em Capricórnio" (Dinho Ouro Preto, Alvin L, Robledo Silva) 
 Nessa faixa, existe um claro ferte com o Rock'n'Roll mais pesado, de forma que a banda consegue acertar no resultado final. É a "matadora do time". "Não quero dinheiro / Não quero amor / Eu esperei o dia inteiro /
Aperte o cinto, feche os olhos / E pise no acelerador" Aqui, Dinho Ouro Preto mostra toda a potência do seu vocal marcante.

"Vivendo e Aprendendo" (Dinho Ouro Preto, Alvin L, Yves Passarell)
Segundo single do álbum, foi lançado em 12 de agosto nas rádios e foi perfomado no programa Altas Horas. Em 11 de setembro, a canção debutou na posição #82 na parada de Singles do Hot100brasil. Tem uma letra bacaninha, incluí palminhas, coros e uma boa letra, o que certamente habilita a canção um potencial sucesso entre os fãs.

No mais...
Das Kapital marca a volta do Capital Inicial aos estúdios. É um disco muito bom, em que a banda mostra a leve tendência a apostar em novos ares, mas aos poucos, sem ousar demais. Pra quem é fã (e pra quem quer conhecer o trabalho da banda) é um prato cheio.

fonte.